sábado, 11 de outubro de 2014

CÍRIO EM BELÉM/PA

Círio Fluvial conduz devotos pelas águas da Baía do Guajará


Círio Fluvial reúne diversos devotos que navegam pelas águas da Baía de Guajará (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)
A Baía do Guajará, no entorno de Belém, foi tomada na manhã deste sábado (11) por centenas de embarcações com devotos que acompanharam a 29º edição da Romaria Fluvial, que integra o calendário das 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré. O “Círio das Águas” saiu do trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, às 9h, e chegou por volta de 11h na escadinha do cais do Porto, na Estação das Docas, de onde segue para a quarta homenagem: a Motorromaria.
A Capitania dos Portos afirma que cerca de 500 embarcações participaram da romaria. A Diretoria da Festa de Nazaré, Dieese/PA e Polícia Militar informaram que em torno de 50 mil pessoas acompanham a romaria fluvial, entre as pessoas que acompanham nas embarcações e as que assistem desde a saída de Icoaraci até a chegada na Estação das Docas/escadinha do cais do Porto. Na chegada da procissão, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é recebida por autoridades do Belém e do Pará.
Segundo estudos conjuntos do Dieese/PA e da Diretoria da Festa de Nazaré, o Círio Fluvial percorreu cerca de 10 milhas náuticas - o equivalente a 18,500 km - de procissão em aproximadamente duas horas.
História
Em sua 29ª edição, a Romaria Fluvial foi iniciada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com saída do trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986. O responsável foi o presidente da Paratur à época, o historiador Carlos Rocque, e foi acompanhada por cerca de 50 barcos.

Até 2002, a imagem peregrina seguia na terceira réplica da berlinda. Em 2003 o andor foi substituído por uma cúpula de vidro, que permitiu melhor visibilidade da imagem pelos romeiros. Já em 2009, a santa ganhou uma nova cúpula de vidro para o Círio Fluvial, pois a antiga foi doada à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por ocasião da Festa de Nazaré, realizado na capital fluminense.
Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida pelas águas a bordo do navio Garnier Sampaio (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)Fonte:globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário